segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Informática na educação



"Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo?" (LACERDA, 2001, p.25)
Refletindo...

Acredito que, diante de um mundo onde a tecnologia está em expansão, os educadores não podem ficar a quem deste universo informatizado. Oportunizar aos alunos um saber diferenciado e prazeroso é o que fundamenta nossa prática no cotidiano escolar. Com a utilização dos recursos tecnológicos, temos a possibilidade de recriar o fazer pedagógico de forma lúdica e diferenciada em todas as áreas do conhecimento.Através de jogos, vídeos, músicas, pesquisas... ou seja, através da infinidade de recursos oferecidos por esta ferramenta rica de oportunidade

Como diria (FRÓES):
"Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente."

Neste sentido, o educador não pode ficar alheio a este mundo rico de oportunidades que a informática disponibiliza. Necessitando porém, atualizar-se e aprender tais recursos que irão estimular e incluir seus alunos neste mundo possível de diferentes metodologias que facilitem um saber lúdico e eficiente.

Segundo DEMO (1997, p.14):

"...quem ensina carece pesquisar, quem pesquisa carece ensinar. Professor que apenas ensina jamais o foi. Pesquisador que só pesquisa é estilista explorador, privilegiado e acomodado" é, pois, o educador quem pode e deve buscar a integração do uso dos computadores dentro do domínio das suas disciplinas, de forma a atingir os objetivos da alfabetização e letramento digital.

Considerando tais questionamentos, acredito portanto, que a educação necessita renovar-se ampliando seu universo do saber diferenciado e a informática está aí nos desafiando a entrar neste saber rico e possível de oportunidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário